segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Estrada Mais Perigosa Do Mundo !!!

                                                 Domingo, 01 de Novembro de 2009



      Mais festa: Hoje é pra nossa titia Lelê! Titia por parte do tio Tieta!
      Feilz aniversário pra você!
      Que Deus ilumine seu caminho e te dê bênçãos sobre bênçãos...
      E que você cuide bem do nosso tio!!!


      Ontem a noite colocamos o despertador para tocar hoje às 05:00, pois tínhamos um compromisso de sair às 06:00 para um café da manhã com a "turma da morte"! Explico melhor: hoje fizemos "mountain bike na estrada da morte". Porque esse nome? Explico também:
1º - Porque é considerada pelo Banco de desenvolvimento Interamericano (BID), a estrada mais perigosa do mundo em função da sua altitude, altura e largura.
2º - Porque ela realmente É PERIGOSA
3º - Porque É MUITO PERIGOSA E TRAIÇOEIRA
4º - Porque dá medo só em olhar para ela e olhar para o lado!

      É uma velha estrada que liga La Paz a Coróico, uma pequena e agradável cidade que fica a 1600 msnm. Uma maravilha para respirar! Só que ocorriam inúmeros acidentes todos os meses com carros e caminhões e dezenas de pessoas morriam em cada acidente. Em função disso, o governo proibiu o tráfego pesado, permitindo a passagem apenas  para moradores do percurso e  para o turismo, e construiu uma nova estrada asfaltada.
      Bem, explicações à parte, o melhor de tudo é viver essa aventura: fazer esse caminho de bicicleta ( como diz o Júlio, um grande amigo nosso, " nenhum Master Card ou Visa paga essa emoção" ). E não paga mesmo! 
      Eu disse sobre  Machu Picchu, que todo ser humano deveria conhecê-la, e agora digo sobre essa estrada que todo ser humano, que gosta de aventura, de adrenalina, deverá fazê-la. 
      Partimos de La Paz, rodamos 10 km na van da agência, até chegarmos ao "cume", um pico de 4640 msnm, daí desceram as bicicletas e nós nos apossamos das magrelas! Foi muito legal, cada momento de organização e espera foi um barato! Pegamos nossos capacetes e óculos, e lá fomos nós, descendo a ladeira. Uma ladeirinha de 64 km, onde se sai de 4640 e chega a 3345 msnm. 22 km em alfalto e o restante em percurso de rípio e terra. Com no máximo 3 metros de largura. E quando se olha para baixo, somente se consegue ver as cruzes nas bordas dos precipícios... Ah, e as curvas?! Isto é um caso à parte.
      Sabe todas aquelas curvas que vocês viram nas fotografias até agora? - Esqueçam!!!
      São muito piores! Além de serem um "U" quase um "O", são de ladeira a baixo! Pensem!!! E os outros 18 malucos, rodavam a uns 40 a 60 km/h. Não consigo entender como! Eu e Jeronymo éramos sempre os últimos. Afinal estávamos ali para passear e não para competir. E fora isso, o medo e a precaução não permitia que rodássemos a mais de 20 km/h.
      Vale a pena sacrificar o medo de altura por esse roteiro. É, seguramente, uma das melhores coisas que já fizemos! É lindo, emocionante, eletrizante ...e doloridozante no dia seguinte! Mas vale a pena!!!]
      Mas como tudo nessa vida tem um porém, também tivemos algumas decepcões com a agência Madeness, de La Paz. Quando fomos a agência, uma das donas, a Beatriz, nos disse que teríamos um micro ônibus, novo, com menos de 2 anos. Mentira! Fomos numa van de uns 10 anos e a outra turma num ônibus de uns 20. Disse-nos que almoçaríamos num hotel lindo, exclusivo. Mentira! Toda a população de Coróico e redondeza estava ali. Mostrou-nos equipamentos novos. Todos velhos e alguns rasgados! As únicas coisa que bateram foram as bicicletas - perfeitas - eram as mais importantes. E o lanche. No resto, o que valia mesmo era a paisagem!
      Quando forem a uma agência, no Brasil, aqui ou em qualquer outro lugar, exijam por escrito, que se não for do jeito que estão mostrando, pagarão uma multa. Isso é possível e correto! E de direito do consumidor!
      Ah, e na volta, algum "gringo"  que estava na van não estava muito bem do estômago....entenderam?
      Confiram as fotos, vejam a altura da estrada e suas curvas!



Espera pela saída em frente a agência                 





A preparação no cume                                           





Quase na hora!                                                     





Visto do cume, esse é o alfalto que vamos rodar por 22 km                       





Começamos a descer!                             











Começou o rípio!                                        









































































































Ufa! Enfim, descansar! Chegamos ao final do 64 km, ilesos!
É assim, lá em cima faz muito frio, estávamos com 2 blusas e 1 casaco. Aqui embaixo, faz tanto calor que gostaríamos de um banho de mar agora!!!




Aqui já estamos na van de volta para La Paz, vejam lá do outro lado. Essa foi a nossa estrada!















Lago do cume no por do sol                            





La Paz                       





La Paz                                            


                                                                                 

2 comentários:

  1. Que aventura maravilhosa... Parabéns pela coragem e boa estrada, sempre! Estamos no Encontro de MH em Gramado e acabamos de falar da aventura de vcs. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela lembrança do meu aniversário.
    Curto cada pedacinho dessa viagem maravilhosa com vocês.
    Estou morrendo de saudades!!!!!!!!!
    Bjos especiais no coração.

    ResponderExcluir