sábado, 21 de novembro de 2009

San Pedro de Atacama ( Chile ) a San Salvador de Jujuy ( Argentina )

                                                 Sábado, 14 de Novembro de 2009



      Há muitos dias estamos pensando e sentindo vontade de retornar para o Brasil. Para nossa casa. Não que achamos que a "fazenda" esteja precisando de nós. Ou que a família esteja sentindo a nossa falta. Ou que as coisas não acontecem sem nós!... A questão é que NÓS precisamos de tudo isso! Nós precisamos da fazenda. Nós sentimos falta da família. Nós queremos voltar para casa!!!!!!
     Essa viagem está sendo A VIAGEM. Está sendo maravilhosamente engrandecedora para nossas vidas. Está nos ensinando a viver melhor! E isso jamais esqueceremos.
      Alguns amigos nos deram força para ficar. Disseram-nos que se voltássemos, talvez nos arrependeríamos. Pode ser! Mas pensamos que esse mundão lindo e espetacular estará sempre aqui para nós.... mas que nosso coração quer voltar agora!
      Então, diante dessa decisão, hoje começa o nosso: "de volta para casa."
      Acordamos às 05:00, desmontamos acampamento, abastecemos o Cruzador de água e diesel, fechamos portas e janelas e pegamos " o caminho da roça". Literalmente!!!
     Subimos a Cordilheira dos Andes, andamos pareados com o Vulcão Licancabur por alguns quilômetros, subimos até 46777 msnm e ali rodamos várias horas. Entre montanhas de cores variadas, lagos transparentes que refletiam o céu e as montanhas, e salares tão brancos que mais parecia neve! A cada quilômetro, a cada curva, a cada subida ou descida, um visual surpreendente! Já havíamos lido sobre essa estrada que liga o Atacama a Argentina, via Paso de Jama. Mas ver é muito melhor do que ler. E mais lindo também.
     175 km depois chegamos na aduana. E para nossa surpresa, descobrimos ali, e somente ali, que NÃO SAIMOS DO CHILE. Explico: normalmente as aduanas ficam na fronteira do país. Uma seguida da outra, ou seja, as aduanas dos 2 países vizinhos geralmente estão distantes por poucos quilômetros. Em San Pedro de Atacama fica na cidade. E não sabíamos! Seguimos as placas que indicavam Paso de Jama que é o nome de uma das fronteiras do Chile com a Argentina! Educada e solicitamente, a policia aduaneira e a imigração argentina, fizeram os trâmites normais do nosso ingresso no país e nos deu todas as dicas e informações necessárias de como resolver a questão. Teremos que ir ao Consulado do Chile no Rio de Janeiro e solicitar a baixa no passaporte e na internação do Cruzador...nós ( 3 ) ainda estamos no Chile!!!
      Passado o susto, seguimos nosso caminho, agora começando a descer!
      Mais montanhas e lagunas e salares. E encontramos uma quebrada: Quebrada de Humahuaca. Que lugar interessante! Hoje Patrimônio da Humanidade! Parece um vale. Alto. Profundo e com uma geografia incrível! Possui umas estrias na vertical que parecem arranhadas com as unhas! Impressionante. E a seus pés um lugarzinho chamado Pumamarca que é um sonho. Uma pequena vila de interior cheia de encantos!
      Mas tem uma coisa, já estou ficando preocupada: uma amiga disse que tenho uma nuvenzinha de chuva na minha cabeça. Pode até ser bom! Mas nem sempre o é! Em cada lugar que chegávamos, ou no dia seguinte ou  no dia de irmos embora, olha lá a nuvenzinha se aproximando...e aqui novamente. Não chovia desde Abril. Começou a chover HOJE!!!
      Chegamos a Jujuy debaixo de chuva. No entanto, nem mesmo a ela conseguiu escondeu a beleza do lugar!
      Encontramos um Posto Shell às escuras. Haviam desligado a eletricidade com medo dos fortes ventos, raios e trovões que estavam começando naquele momento. Dormimos ali mesmo! Ouvindo o barulhinho da chuva cair sobre o teto do Cruzador!
      Boa noite!


Balanço do Chile:
      Estivemos neste país por 7 dias e rodamos 1450 km no norte até o Atacama.
      O Chile foi uma agradável surpresa. É um país relativamente pequeno - em relação ao nosso - porém com grandes belezas! Um povo educado, solícito e gentil.
      
     

Vulcão Licancabur  - San Pedro está aos seus pés!               










Lagunas e Salares. Encontramos na maior parte do caminho entre Chile e Argentina            


































Acreditem, nem depois dessas duas placas, nos demos conta de que estávamos na Argentina!!!                                                                                                                                




Cacto Candelabro, comum no norte do Chile                    




Atravessando os Andes em direção à Argentina.  Um grande platô  



      

O primeiro Salar na Argentina para quem chega por Paso de Jama                










O colorido das montanhas! Incrível!!!                              








Quebrada de Humahuaca                             













Pumamarca, um vilarejo lindo aos pés da Quebrada                           








Próximos a Jujuy. Começamos a ver campos verdes                 
                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário