sábado, 17 de outubro de 2009

Cusco

                                                       Sexta-feira, 09 de Outubro de 2009
                                                                           Cusco



       Outro dia especial: Aniversário do meu afilhado Victor. "Vitoca, a gente se vê pouco, mas estarei  pertinho de você sempre  que precisar. Tenha certeza disso. Feliz Aniversário. Grande beijo!"

      Passamos o dia perambulando pela cidade. Hoje estamos mais descansados, porém a dor de cabeça continua. Coletamos  as informações necessárias sobre todos os passeios que por sinal são muito mais caros que Porto Seguro. O atendimento ao turista é excelente e eles têm a maior paciência em explicar quantas vezes for necessário. Porém, há que se ter malícia ao escolher a agência, se não vier com uma indicação segura, o melhor - na nossa opinião - é ir a um bom hotel e solicitar uma que tenha parceria com eles. Apesar de serem, normalmente, as mais caras, pelo menos estará seguro.
      Almoçamos em um restaurante bem moderninho e limpo! Ali conhecemos a garçonete Madian, e ela nos indicou seu pai como taxista turístico. E foi a nossa bênção. Sr. Félix seria nosso guia e protetor em Cusco. Um passeio particular sai pouca coisa mais caro, mas tem a vantagem de ser personalizado, você vai e volta quando quer. Sem ser robótico.
      Ainda não fomos à Plaza de Armas, mas já sabemos que é linda!
      E ainda não temos muitas fotos da cidade, estamos mesmo é nos acostumando com a altitude .













loja da claro                                     










carro da empresa ferroviaria adaptado para rodar na linha do trem   


                 
                                                                                      




                                                       Sábado, 10 de Outubro de 2009
                                                                    Vale Sagrado

      Minha agenda de aniversariantes é enorme, então sempre terei aqui um cantinho para meus queridos.
      Hoje o dia é do Frank. Meu primo-irmão  querido. "Te desejo saúde e paz, alegrias e realizações. Parabéns pelo seu dia. Te adoro."


      Enfim conseguimos fazer alguma coisa! Saimos da cidade às 08:00 e retornamos às 19:00. Pregados! Fomos ao "Vale Sagrado". E realmente faz jus ao nome. É sagrado pela sua beleza, pela sua gente simples, inocente e tão acolhedora. É sagrado porque num lugar tão distante de tudo, numa altitude de quase 3000 msnm, consegue-se produzir alimento para tantas pessoas. Ele é muito fértil, está bem aos pés da cordilheira, e quando há o degelo, toda aquela água poderosa desce levando consigo os nutrientes necessários para cada semente semeada ali. Não dá para acreditar na cor das flolhagens do milho. É de um verde ímpar. 
     O Vale Sagrado fica a 1 hora de Cusco e está cercado por montanhas ( novidade, tudo aqui é cercado por elas ), mas não são montanhas comuns, são enormes, gigantes, com cores incríveis. E estão sempre nos dois lados, por isso "Vale". Tem aproximadamente 80 km e o caminho está longe de ser enfadonho. A cada curva, sim porque há muitas, surge um novo suspiro.
      Visitamos alguns sítios arqueológicos com ruínas Inca.
      Passamos por um  lugar que é uma espécie de zoológico, porém é sem fins lucrativos, a contrário, o responsável pelo lugar recolhe os animais em perigo. que são maltratados em circos e traficados, e os acolhe ali. Quem visita, deixa um donativo. Qualquer valor. 
      Pisac (  lê-se Písa, com acento no i e meio que engolindo o c ) foi a 1ª delas. Não dá para acreditar no que vemos, são terraços a uma altura inacreditável. Ficamos pensando em quê Eles estavam pensando quando fizeram isso. Não dá para saber de verdade, por mais que se especule e tenham algumas respostas, "Eles não nos dirão!"
      Ollantaytambo ( lê-se Olhantaytambo, com lh ) foi a 2ª e a mais extraordinária. Os terraços são ainda mais altos e nos exigem um fôlego e tanto ( coisa que temos pouco ). Ali a população era maior e um pouco mais avançada. Tem canais de irrigação lá encima e estrategicamente posicionados em relação ao sol.
      Por último, Chinchero ( lê-se Thinthero ) e não menos importante. A cultura, o cheiro, a língua, os hábitos e costumes, tudo é encantador e único.
      Pensamos que nenhum ser humano deveria passar por esta vida sem conhecer o Peru. 
      Em Cusco, encontramos o guia Yuri, amigo do sr. Félix, ele foi de suma importância nas nossas decisões a respeito de Machu Picchu e ainda nos fez a gentileza de fazer a reserva do hotel lá. Ele é um excelente guia .

      Ao chegarmos de volta ao Cruzador, uma agradável supresa: Um "hermano". Outro motorhome com um casal do Chile. O Alejandro e a Cristina. Muito simpáticos, claro, a empatia foi imediata.


Detalhes:
   -  Estivemos em Ollantaytambo à tarde e não foi muito legal. Primeiro porque o sol da tarde faz sombra nas ruínas, então fica ruím para fotografias e para curtir o visual. E segundo, porque o vento forte castiga a pele e te cobre de poeira.
   -  Importante: contrate um guia! Fizemos a insanidade de não contratar um...aquele minutinho de bobeira sabe como é. Idiotice, um guia é fundamental. Mesmo que ele fale espanhol e você mal o português, peça que ele, gentilmente fale  "despacito" ( devagar ). Ele o fará.
   -  Leve sempre bastante água e lanche, pois quando tem, é caro e sujo.
   -  Telefone do Yuri  0051084 - 984355228
   - Telefone do sr. Félix Martinez  0055084 - 984478817




cahorro Inca                                                   




Ele é muito feio. Tem a temperatura corporal em 40 graus o ano todo. Mas é muito feliz e brincalhão!


                                                                                                                                                
Branca= Lhama,  preta=Alpaca




Alpaca. Linda e deliciosa!                                









Condor, ave símbolo do Peru. Tem 3m de uma ponta a outra da asa.                                





Todas as casas que vimos até agora, são construídas com este tijolo. Feito por eles mesmo em mutirão.                                                                                              





Pisac                                                                     





Este não é o Chaves com seu chapeuzinho. É o Jeronymo!                      




                                                                                  




























Este é o sr. Félix conosco. estávamos almoçando uma deliciosa truta em Pisac                   




Virgem del Carmen. A imagem é semelhante à de Nossa Senhora do Carmo!                  




Vale Sagrado                                                    





Muitíssimo comum aqui.                                


 





Chegamos a Ollantaytambo                        



         









                                
Vejam o tamanho destas pedras e a superposição. perfeitas!                                









Caminho para Chinchero                                  


     





Materiais naturais usados para tingir as lãs de Alpaca                       


                         












                                                                                 







                                                       Domingo, 11 de Outubro de 2009
            De Cusco à Machu Picchu de carro via Hidroelétrica da Santa Tereza                          


      Hoje será o Dia D...De ir à Machu Picchu ( lê-se Mathu Píquithu, assim mesmo! ).

      Saimos de Cusco ( uma curiosidade: em espanhol ( da Espanha ) Cuzco se escreve com "Z", mas depois da invasão espanhola, os cusquenhos a escrevem com "S" = Cusco. Eu, sinceramente não sei como a escrever. Então será com S, como eles escrevem aqui. Em Quéchua, a língua Inca, escreve-se Qosco. Achei lindo!!! E é gostoso de falar. Fale Qosco!
      Bem, saimos de Cusco às 08:30 para embarcar numa grande aventura. Com o sr. Félix como nosso cicerone particular, claro! Pegamos o caminho que passa por Ollantaytambo - que já conhecemos -  e seguimos viagem rumo à Hidroelétrica de Santa Tereza, onde, ali, pegaríamos o trem para Águas calientes.
      Paisagem tranquila, continuação do Vale Sagrado..., doce ilusão. 1 hora depois de Ollantaytambo começamos a subir, subir, subir, subir. Sim, não parava mais. Uma montanha nevada! Estonteante! Subimos por 10 km. Parece pouco né, mas não para quem sai de pouco menos de 3000 msnm e vai em meros 10 km a 4316. O visual é ...sem comentários. A única parte triste dessa estória é ver criancinhas de 2, 3 4 anos no meio do asfalto ( literalmente no meio ), e no meio do nada, a essa altitude, um frio horroroso, pedindo comida! É de partir o coração, dá vontade de levá-la embora dali.
      O ponto mais alto chama-se Abra Málaga Thascayoc Royal - não queira saber o que significa, você acha que a essa altura terá alguém ali pra explicar? Nem uma alma viva sequer, a não ser nós 3 quase morrendo congelados - .Daí começamos a descer, e foram 20 km de descida igualmente bela. No meio da descida entramos na Selva Amazônica Peruana ( uma extensão da nossa...ou seria o contrário? ), a selva alta, como eles dizem aqui. Aos pés da serra, encontramos um veículo Truckhome MAN, francês com 4 pessoas à bordo e só a menina falava espanhol, então claro, eu me senti toda importante podendo me comunicar com ela. Amei a sensação de "mundo pequeno" !!!
      188 km depois da saída de Cusco, pegamos uma estrada de rípio. O caminho, sim porque aquilo não pode ser considerada uma estrada, é terrivelmente assustador e incrivelmente magnífico.  Há trechos que não cabe nem o carro em que você está, quanto mais se encontrar outro em sentido inverso. De um lado são montanhas de pedras com uns 100 m de altura, com placas o tempo todo informando: "caida de pedras", e do outro um penhasco de uns 250m de profundidade com um exuberante e caudaloso rio correndo ( rápido )  embaixo. Parece tenebroso ler, pior é viver! Mas não podemos deixar de dizer que foi uma experiência única ( até mesmo porque não tivemos coragem de voltar por ela, escolhemos o trem ). Conseguimos chegar em Santa Tereza às 15:30, ou seja, 7 horas por 235 km. Ali compramos nossa passagem de trem para Machu Picchu Pueblo, mais conhecida como Águas Calientes.
       Detalhe, depois dessa aventura, por mais 3 minutos não compraríamos mais as passagens de trem e então ou voltaríamos tudo de novo ou dormiríamos no carro, os 3, até o outro dia às 6:30.
      Graças a Deus, conseguimos!
      Chegamos na pequena, suja e feia estação com muita fome. Há ali muitas tendinhas de alimentação, mas a única coisa que encontramos, foi o ÚLTIMO prato de refeição. Uma porção pequena diante do tamanho da nossa fome. Ou pegávamos logo ou outro que vinha atrás pegava na frente. Pegamos!!!
     A viagem de trem, muito tranquila e rápida. Em menos de 1 hora estávamos desembarcando em Águas Calientes com um sujeito pequeninho e muito engraçado nos esperando no meio dos trilhos com uma plaquinha escrita: Geronimo Lima. Foi demais. Nos levou direto para comprar as entradas para as ruínas e depois para a passagem de ônibus pois queríamos sair no 1º horário.
      Nos dirigimos ao Hotel Ima Sumac ( não consegui ainda saber o que significa ), tomamos um abençoado banho quente - estávamos só o pó -  e fomos à estação ferroviária Peru Rail  comprar os boletos para Cusco para o dia seguinte à tarde.
      Boletos de trem, entradas para Machu Picchu e passagens de ônibus em mãos... por favor, comer! Encontramos um lugarzinho típico e aconchegante e tomamos nosso primeiro Pisco Sour. Delicioso (para "algumas pessoas" que gostam de beber lá em casa, vamos levar a receitinha, viu!).  Posso estar falando besteira, para os entendidos, mas pra mim, se parece muito com a nossa caipirinha de limão... mas é diferente! Mas parece!



Terraços Incas aimda pelo caminho a fora!                               




Passamos por aqui                                               























































No restaurante de lona azul da estação e nosso prato único                                                 









Nunca mais vou reparar na pouca limpeza daqueles mochileiros...eles é que são felizes! Limpos ou sujos estão curtindo a vida!!!                                                                                    

























                                                                 


                                                                   



                                                        Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009
                                                                           Machu Picchu


      Hoje é o Dia das Crianças! De todas as crianças do mundo!
      E mais especialmente das minhas crianças. Minhas sobrinhas lindas ( todas, as grandes também ), meus sobrinhos queridos, meus afilhados do coração, minha sobrinha neta que é uma princesinha e nosso netinho mais lindo do mundo, o Luquinhas. Um beijo pra vocês!

     
      Hoje é dia de conhecer MACHU PICCHU. Um sonho antigo nosso.
      Acordamos às 04:30 para pegarmos o 1º ônibus às 05:30. Saimos do hotel, ligeiros, e nos dirigimos para a...fila, de umas 150 pessoas. Não sei porquê, mas todo mundo pensou como nós! Todos queriam chegar alí antes da multidão. Foi engraçado! E fazia um frio danado.  E Machu Picchu só está a 2400 msnm, muito baixo em relação aos outros lugares. A fila anda super rápido porque são dezenas de ônibus no vai-e-vem a toda hora. De 05:30 até Às 17:30.
E a passagem te dá o direito de ir e voltar a qualquer tempo.
      Chegamos! Mais fila. E saimos a  procura de um guia que falasse português - para Jeronymo - , nada! Vai um em espanhol mesmo. Falando devagar e eu traduzindo o que ele não entendia, daria certo. E deu!
      Entramos. Começamos a subir algumas escadas, já cansados e....................Meu Deus!!! É uma emoção...sem sei falar! Mas ficamos emocionados. É lindo! É enorme! Gigante! Surreal! Impressionante! É inimaginável por fotografias a dimensão desta cidade bem no centro de inúmeras montanhas muito mais altas que ela. Vista daqui, pode-se dizer que Machu Picchu  fica num buraco. Logo encontramos um casal simpático de Lima, que dividiu um guia conosco. Foi descontraído e fizemos mais amizade.
      Voltando ao que falei anteontem, agora ainda muito mais reforçado: Todo ser humano deverá conhecer este lugar sagrado.
      Aquela energia que todos falam, é pura verdade! E é única!
      São 20 minutinhos de Águas Calientes até as ruínas, então chegamos ( lá dentro ) por volta das 07:15 e saímos às 11:50, ficamos 4 horas e meia lá. Poderíamos até ter ficado mais, afinal nosso trem só saíria às 15:20 e como tudo é perto não haveria problema. O problema maior ali é o sol. Escaldante, não há muita sombra, há somente uma árvore num lugar onde não se pode pisar. Já estávamos derretendo e fomos embora. Mais um motivo de se ir à Machu Picchu bem cedo.
      Seguimos à hora marcada, para a estação afim de esperar nosso trem. Muito bem, zarpamos na hora exata.  Vinte minutos depois, um defeitinho no freio da locomotiva nos fez atrasar por 1 hora, então mais uma aventura, ficamos este tempo no meio da mata aguardando a troca da máquina. Deveríamos chegar a Poroy, um lugarejo bem próximo a Cusco, às 18:50. Só chegamos 1 hora depois, e quem estava nos aguardando pacientemente? El senior Félix Martinez.
     

Detalhes:
    -  As pessoas dizem que não é necessário comprar entradas e passagens antecipadas. Acreditamos que é sim! Por pouco não íamos e  de lá não voltaríamos. Tivemos sorte.
   -  Passagem de trem Cuzco/Águas Calientes ( ou vice-versa )  = U$ 71,00 por pessoa no intermediário.
   -  Passagem de trem de  Santa tereza(Hidroelétrica) / Águas Calientes = U$ 8,00
   -  Passagem ônibus ida e volta Águas Calientes/Machu Picchu =  U$ 14,00
   -  Entrada Machu Picchu  ( em Soles ) =  S/. 126,00  ( uns R$ 90,00 )
   -  Hotéis em Águas Calientes de U$ 30,00  em diante, o casal . Este preço em hotel bem simples, com banheiro no quarto e água quente.
   -  Leve bateria e memória extra para a câmera. Tudo pode acontecer.

      Observem que nossas roupas são as mesmas de ontem. A poeira é tão grande que não tivemos coragem de pôr roupinhas limpinhas, bonitinhas e cheirosinhas ( minhas mãos agradecem! ). Então vestimos essas que já estavam puro pó.
                                                                                 








Não é montagem gente! Estamos aqui de verdade!!!

























Vejam a idade de pessoas que fazem a Trilha Inca, de 3 a 4 dias subindo e descendo pedras, no meio da mata. Tem até mais idosos e com o peso pelo menos uns 20 kg a mais que este senhor.                                                                                                                                                  










                                                                          
                                                            

                                                                                    





























































Não sei mais o que fazer...ele continua querendo voar!                                                  










Essa estrada subimos de ônibus de Machu Picchu Pueblo ( Águas calientes ) até as ruínas                                                                                                                                        




Jogamos folha de coca no útero do Condor como uma oferenda e pedimos saúde para todos e boa viagem para nós!                                                                                                   





O casal de Lima que conhecemos ali e nosso grande guia ( de vermelho ) Ruben                















Eu negociando preço do almoço com 4 garçons de 4 restaurantes diferentes. O 1º ganhou!





Apresentação de dança típica no trem de volta à Cusco                                           



                                                                      




                                                       Terça-feira, 13  de Outubro de 2009
                                                                            Cusco

      
      Hoje liguei para os meus pais. Estou com muita saudade deles. De todos aliás!
      Com minnha sogrinha, nos falamos sempre que temos conexão!
      Tiramos o dia papa consertar o ar condicionado e ficar à tôa ( parece até redundância não é? Ficarmos à tôa! ). Então passamos o dia por aqui pelo centro comercial da cidade e em casa. 
      Não conhecemos ainda a Plaza de Armas. É sério! Estamos acometidos de uma lombeira sem igual desde que chegamos em Cusco. Mas amanhã será o dia, até mesmo porque será o nosso último dia aqui.  Hoje queremos ficar em casa!




                                                      Quarta-feira, 14 de Outubro de 2009
                                                                              Cusco /  Abancay 


     Está bem, ou é hoje ou nunca!
     Nossa lombeira não poderá nos deter! Vamos para as ruas!
     À Plaza de Armas!
     Pegamos um táxi ( aqui normalmente custa S/. 3,00 , muito baratinho, e você anda a cidade toda) e fomos lá. Que bonito! As construções antigas dão um charme especial ao lugar  e nos faz sentir mais próximos da história.
      Exatamente na hora em que estávamos ali, estava contecendo uma manifestação pacífica de campesinos reinvidicando melhores condições de trabalho no campo e igualdade à população na hora de contratar pessoas para trabalhar na cidade.
      Andamos bastante, fomos ao bairro San Blás, boêmio e encantador.
      Mas quando já não aguentávamos mais caminhar e subir ( que sina, neste país sobe-se "morro" o tempo todo! ) e descer ladeira, avistamos uma turista com um copo de milk shake do...Mc Donalds. Ah, corremos pra lá. E a surpresa é que a loja é linda, limpa e fomos muitíssimos bem atendidos. Comemos até nos fartar ( e depois reclamar que não deveria ter comido tanto! ).
      À 1 da tarde fomos ao hotel para fechar nossa conta. O carro já estava prontinho. 
     Ok, saimos de Cusco  às 14:00 com 21740 km, com destino a Abancay ( só um caminho para Nazca ). Paisagens bonitas, mas nada surpreendente. Viagem tranquila.

      Chegamos a Abancay às 18:50 e a altitude ali é de 2424 msnm. Logo procuramos pelo Hotel Turista. Excelente estacionamento fechado! É aqui mesmo que vamos ficar. Boa noite!


                                 

                                                                        

Enfim chegamos à Plaza de Armas                                      



































Vejam o bebê Lhama no meu colo!










Caminho para o Bairro San Blás                             





Vejam a figura!                                 






Manifestação dos campesinos de San jeronimo                                      










Eles são muito gente boa                                          





Acreditem, Mc Donalds...




Alto padrão!














Adeus Cusco!!!                                                           



 
Encontramos este "táxi" na saída da cidade de Cusco para Abancay                                          




Casa de adobe chique!                                                       













































                                                      
 



     
     
     

3 comentários:

  1. oi Mê!!!
    estou maravilhada...vcs merecem tudo isso e muito mais.
    vê se traz uma bebidinha daquela pra mim...nem gosto dessas coisas...mas vou experimentar...kkkkkkkkkk
    bjao no coração

    ResponderExcluir
  2. Tia Me saudades de vcs,nossa q sonha essa viajem aproveita cada pedacinho de terra ai viu...depois com certeza vai ter mtas historias para dividi com todos nos...Hj eu e Dinha estavamos falando de vc rsrrs ela mandou beijos disse q nao sabe meche nessas coisas mais q vc sabe q ela sempre esta com pensamentos positivos para vcs....te amamos mto e te esperamos em breve...boa viajem eu estarei sempre de olho nas fotos...beijos sua sobrinha de coraçao Josi

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amei seu blog! você poderia me ajudar? Vou fazer o mesmo roteiro no inicio de maio/2010. No Vale sagrado, dá pra ficar apenas um dia ou se é necessário passar a noite lá, por ter mta coisa pra ver? Mto obrigada!

    ResponderExcluir