sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Do Mirador Ausangatec a Cusco

                                       Quinta-feira, 08 de Outubro de 2009


      Tivemos a pior noite de nossas vida. Eu e Jeronymo passamos a madrugada toda com dor de cabeça e um frio indescritível. No meio do nada! A temperatura baixou para 3 graus !!! Às 05:30 já não aguentávamos mais  e então levantamos para ir embora dali o quanto antes.
      O Cruzador não ligou! O motor praticamente CONGELOU! 
      Tentamos de tudo! Tinner, spray com fogo, nosso oxigênio, e nada. Depois de 2 horas começamos a jogar água quente no motor, o Jeronymo com a mangueira engatada na torneira da pia que tem água quente e eu fervendo água em várias panelas no fogo. Mais meia hora e pimba, ligou!!! Que sufoco! E para ajudar, era feriado neste dia - não sabíamos -  e a lanchonete não ia abrir. Mas conseguimos e deu tudo certo!
      Às 9:50, depois de um café da manhã bem reconfortante, conseguimos sair. 
      Esta Cordilheira Vilcanota, onde está o monte nevado Ausangatec, é a mais representativa para os peruanos e a mais alta do país., com 6372 msnm. 
      Saindo em direção a Cusco, subimos até 4201 msnm em 5 km e depois voltamos a descer durante 25 km, até chegar a 3140msnm, em Urcos, uma cidade próxima à Cusco. Uma região linda, verde, fértil.
      Paramos em Saylla, já bem pertinho de Cusco,  para comer um Chicharon, um prato feito com carne de porco, batatas fritas, torresmo e uma especie de milho - grande - que tem aqui.
      Enfim Cusco!  A 3306 msnm.
      Chegamos às 13:00, com 21538 km e depois de algumas horas procurando um lugar para consertar o rodoar. Encontramos um lugar super legal. Resolvido!
      Cusco foi uma agradável surpresa. Pensávamos que íamos encontrar um lugar, como comentavam algumas pessoas na internet, pequeninho, sujo, sem progresso algum. Mas não! É uma cidade de meio milhão de habitantes, enorme, bem desenvolvida. Conta com um bom centro comercial .
      Nos hospedamos na garagem privada do Club Hotel, próxino ao Centro de Convenções, no bairro Wanchaq, indicado pelo Maurício de Rio branco. Um achado. Aqui sim é o paraíso. Fomos recebidos com educação, gentileza e muita presteza, que aliás, são algumas das qualidades dos peruanos. Instalamos aqui o nosso Cruzador e tiramos a tarde para descansar, lavar roupa, limpar a casa e dormir muito, pois ainda sentimos muito os sintomas da altitude: enjôo, dor de cabeça e muito cansaço.
  
Detalhe:
   -  O peruano adora uma buzina. Ele buzina pra tudo e a todo momento. O trânsito aqui é um pouco melhor que o da Índia, muito maluco, muito carro e ruas que se cruzam o tempo todo.
   -  O caminho que fizemos do mirador até Urcos, só tem 25 km e é fantástico. Lindo.

                            












Dispensam comentários...      


               
Urcos vista de cima





Já pertinho de Cusco





Vimos esta placa pelo menos a cada 3 km até agora!

























Isto é um torresmo delicioso




Este é o Chicharron




Distrito San Jeronimo, em homenagem ao meu marido           









Entrada de Cusco, é um Condor




Uma parte do jardim do hotel em Cusco onde nos hospedamos...na garagem!




             Meus novos amigos, A Sessé, uma labradora linda e o Rambo, um Rotteweiler gigante.          
 


4 comentários:

  1. Oi Mê!!!
    o pessoal aí já sabiam que vcs iam chegar...e colocaram até o nome de seu marido na cidade!
    que importante que vcs são!!!!!!!!!!rsrsrsrs
    saudades
    bjus

    ResponderExcluir
  2. ah...traz um pedacinho desse torresmo pra mim...e vê se aprende a fazer essas comidas daí...

    ResponderExcluir
  3. Mê,

    as fotos estão perfeitas, vc está conseguindo, expressar detalhes que nos fazem viajar junto com vcs....nem que seja pela IIIMAAAGGINAÇÃOOOOOO!!!

    Beijos meus "cruzadores"

    P.S. para deixa vc com saudade, estou em Trancoso e o dia está lindo!!!!

    ResponderExcluir
  4. E eles (os cachorros) te trazem pedrinhas na porta do MH, não é? Conosco foi assim... Só lembrando: em nosso blog tem todos os endereços e indicação pra GPS dos lugares onde ficamos, espero que ajudem vcs. Abraços e boa estrada!

    ResponderExcluir