sábado, 3 de outubro de 2009

Porto Velho - RO e Rio Branco - AC

                                            Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009


Ontem fizemos uma boa faxina na casa, quer dizer, todos os dias fazemos isso, mas aqui a terra vermelha entra até em nossos pensamentos, daí a "boa faxina". Lavamos roupa na nossa linda maquininha que lava e ( abençoada ) seca! E claro, demos de beber ao Cruzador. Ele merece, pensamos, nos trouxe tão direitinho até aqui......
      Hoje, acordamos às 06:00 e  fizemos caminhada pelas redondezas do posto. Depois fomos a uma grande loja de pneus ( a Fox ) para fazer alinhamento. Ali mesmo fizemos nosso café da manhã e zarpamos.
      Saimos de Porto Velho às 09:50, com 19905 km e destinho de Rio Branco - AC
      Pois é, lembram que falei ali atrás que  " ele merecia", Então, não se pode elogiar ! Tivemos a 1ª pane, se é que se pode chamar de pane, quebrou a mangueira do rodoar dianteiro esquerdo. O Jeronymo consertou. Tudo bem. Belas paisagens, ainda em Rondônia, belíssimas fazendas de gado, menos de 50 km depois e...um barulhinho de vento soprando e.....a 2ª pane: quebrou a mangueira do rodoar dianteiro, agora lado direito. Bem, o Jeronymo consertou! Dessa vez, com já era 12:40  aqui, paramos para fazer o nosso almoço, e que almoço! Ter trazido várias comidinhas congeladas de casa, foi uma idéia acertada.  E o lugar, vocês verão! Um lindo cenário, sombreado, tranquilo, com pássaros cantando, enfim, um belo galpão de parada de ônibus, abandonado! E que nos serviu tão bem!
      Seguimos para Abunã, ali próximo, e para surpresa, atravessamos de balsa o Rio Madeira, famoso por fazer parte do nascimento do Acre e de várias situações históricas do Brasil. Assim como o Velho Chico ( Rio São Francisco ) e muitos outros que cortam nosso país. Esperamos pela travessia durante 1 hora. São 2 balsas no vai-vem, 24 horas, e quando tem veículos com carga inflamável, a travessia é feita somente com eles, mesmo que tenha apenas 1 veículo. Segurança! Aproveitamos esse tempo para fazer amizades. Conversamos com nativos, ouvimos um CD gravado por um seguidor de Amado batista, que insistiu para que comprássemos um ( não deu! ), conversamos com caminhoneiros que fazem essa rota há décadas ( isso também é engrandecedor ) e com mulheres do Sul do Brasil, que vieram para cá também há décadas, deixando para trás suas famílias e aqui formaram as suas próprias.
      Quando iniciamos a travessia já eram quase 17:00, então decidimos que dormiríamos ali perto.
      Ah, detalhe, durante a travessia observamos do nosso lado esquerdo que uma enorme bandeira sinaliza a divisa Brasil/Bolívia. Eles estão ali, nossos "hermanos".
      Paramos em Extrema, a última cidade de Rondônia na beira da estrada. Encontramos ali um posto de combustível BR, Posto 322, de Lázaro e seu filhote Gabriel, um lugar super seguro e agradável, e a recepção calorosa , ( aliás, só temos tido recepções calorosas ao longo da viagem ). O "Guia 2 Cruzadores" esteve aqui e recomenda". Nosso jantar foi à base de camarão na manteiga, embaixo do lindo toldo do Cruzador, nos sentimos uns verdadeiros campistas.




                                        Parada para reparos




                                          Aí está a prova!




                                  Recomendamos este "galpão" para almoço, tranquili e sombreado!




                                        Nossa suculenta refeição.




                                         Travessia do Rio Madeira - GO




                                        Bandeira da Bolívia à nossa direita da travessia




Trem que servia a Ferrovia Madeira/ Mamoré




Posto 322 em Extrema - RO






Cruzador tomando seu 1º banho na viagem




                                           Posto 322


     Uma das cenas mais lindas desse dia, foi ver 3 casais de Araras vermelha passeando sobre o posto . Lindas e livres. Maravilhoso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário