sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Assis Brasil ( Brasil ) a Puerto Maldonado ( Peru )

Hoje são 09 de Outubro, estamos em Cuzco. Pedimos desculpas aos que estão nos acompanhando, mas realmente não conseguimos postar antes. Ora por falta de sinal, ora porque não conseguimos obter conexão mesmo com sinal cheio. mas apartir de hoje, tentarei ao máximo atualizar nossa aventura.
                 Então vamos lá. Voltaremos um pouco!

Domingo, 04 de Outubro de 2009

Acordamos um pouco tarde hoje, às 08:30 ( também somos filhos de Deus! ) . Havíamos planejado estar na Polícia Federal às 08:30 em ponto, mas passamos a noite ao som de uma serenata feita pelos vizinhos a noite toda, aí realmente não conseguimos dormir.
      Estávamos "hospedados" no estacionamento da Pousada Ecológica  Paraguaçú, do Eduardo, um lugar tão lindo quanto o que ficamos em Brasiléia, e é o mesmo projeto do governo.
      Passamos pela PF à 09:40, foi tudo rápido e tranquilo e o atendimento não poderia ter sido melhor. Saimos dali e fomos "cambiar" R$  ( Real )  por S/. ( Soles - moeda peruana ). Antes, claro, paramos em uma lojinha de material de construção para comprar uma tampinha do reservatório de água que perdemos ontem.
      Atravessamos a ponte! E seja o que Deus quiser!!!

Iñapari - Peru, está logo ali, do outro lado.
      Ficamos parados bem na saída da ponte, porque chegamos no momento em que eles cantavam o Hino Nacional e hastevam sua bandeira.
      Nos encaminhamos para a aduana, passamos pela imigraçao,  só nos pediram o passaporte, nenhuma pergunta além de "quantos dias ficarão?, dissemos 30 e ela nos deu 60. Ótimo! Dali fomos à Polícia Aduaneira, pensávamos que revistariam todo o Cruzador, que nada! Nem entraram! Fizemos a "internação do carro", isso é muito importante. Rolou até um bate-papo descontraído. E por último, na Polícia "caminera" para verificar ( n0vamente ) os documentos dos veículos ( carro e moto ). Uma repetição da primeira.
      Peru!
      Entramos verdadeiramente no Peru!
      Com 20.822 km . Rodamos no Brasil para chegar até aqui, 5.311 km.
      Seguimos estrada adentro com destino à Puerto Maldonado. Floresta Amazônica, tudo igual ao último percursso que fizemos. Nada novo, mas igualmente bonito! Observamos em todas as vilas que passamos, que há uma praça e um mastro para todos dias hastearem a bandeira e cantarem o Hino Nacional. Interessante!
      Chegamos em Puerto Maldonado às 16:30, atravessamos o Rio Madre de Dios em uma balsa, onde, inesperadamente e sem permissão, recebi um beijo  peruano,  do ajudante do balseiro que disse à Jeronymo que gosta das "branquelas". Tudo bem, Jeronymo disse que da próxima vez que isso acontecer, beijará o sujeito também e dirá que é um costume no Brasil.
      Estacionamos o Cruzador no "Grifo San Luis I" ( grifo é posto de combustível aqui no Peru ) da Petroperu, que equivale à nossa Petrobrás. Bem no centro da cidade. Fomos levados alí por um rapaz simpático que nos guiou, o César.
      Depois de todas as organizações rotineiras, fomos jantar. O lugar me lembrou o Bar do Aurelino ( quem mora em Eunápolis sabe de onde estou falando ). É um bar popular, mas que realmente tem seu lugar! E a comida, engraçadíssima! Comemos Pataraska com Tambaqui - Pataraska é a banana da terra verde assada na brasa, amassada num pilão de madeira com banha de porco, sal e torresmo. E o tambaqui assado na folha de bananeira. ´Não tem sabor igual. É maravilhoso! E melhor ainda o gingado do mestre cuca ao fazer o prato, ali no meio de todos, praticamente na calçada do restaurante, em meio ao trânsito maluco da cidade e da poeira que os carros vão levantando ao passarem. Nota dez!!!

Detalhes:
    -  De Inãpari a Puerto Maldonado são 223 km, de asfalto bom e visual repetitivo.
    -  Descobrimos que aqui, só o piloto da moto pode usar capacete, o carona não. É proibido! Mas tem uma lei em tramitação para mudar isso. O carona também deverá usar.
    -  Preço da travessia da balsa para Puerto Maldonado ( para caminhões pequenos ) = S/. 20,00 e mais S/ 1,50 na saída do outro lado.

Vista da Pousada: Floresta Amazônica no Peru

Pousada Ecológica Paraguaçú

Vista dos Chalés

Este é o Eduardo ( dono da pousada ) com  o Jeronymo

Para mostrar que estamos indo!

Vejam o tamanho da castanheira em relação ao Cruzador! Chegam a medir 50 metros.

Chegando na aduana no Peru

Para se por acaso fôssemos fugitivos...já teriam como nos seguir!

Uma casinha comum por aqui!

Placa que veríamos em vários pontos da estrada

Nosso 1º almoço no Peru foi aqui. Muito seguros, bem ao lado da Policía caminera.

Ainda estamos na Amazônia. Fazer o quê?

Rípio. Mas nada alarmante, a estrada está boa.

Pelos pneus podem ver o que nos espera. O carro é lindo !

Aqui ganhei um beijo peruano. acho que foi influência do nome da balsa: Vanessa!

Travessia do Rio Madre de Dios

Estes são os Motorcar. Uma febre na região de Madre de Dios

Ele está fazendo a Pataraska

Este foi o posto que dormimos, bem atrás deste caminhão

O trânsito num dia normal em P. Maldonado

Adoramos este micro. Ele faz passeios de aventura pela floresta amazônica

Máquinas trabalhando na estrada logo após a cidade