sexta-feira, 18 de maio de 2012

São João del Rei - Tiradentes - Bichinho = MG

     Quarta-feira, 16

      Saimos de S. Vicente de Minas às 09:30, após ir ao Bar do Chico para comprar "queijos finos". Queijos deliciosos! E com um frio "de rachar" seguimos viagem rumo a S. J. del Rei. Como já conhecíamos a cidade, decidimos que ficaríamos apenas o dia e depois seguiríamos para Tiradentes.
     Mas não podemos deixar de falar um pouco sobre esse lugar que foi responsável por boa parte da história do Brasil: A cidade é uma mistura de estilos arquitetônicos. Passeia do Barroco ao Moderno, passando por vários outros estilos. Eles estão nas Igrejas centenárias, nas rua antigas, nas casas coloniais. 
     Os eventos culturais que acontecem o ano inteiro como: Carnaval - Semana Santa - Festival de Inverno ( Jazz - Blues ) e muitos outros, atraem para S. J. del Rei, pessoas de todas as idades, credos e nacionalidades. O resultado: uma miscelânia de culturas. 
     A cidade guarda a magia dos tempos em que o Brasil lutava pela indepdndência!
     Visitamos algumas igrejas, algumas praças, artesões, descansamos, compramos o famoso Rocambole de Lagoa Dourada - agora com uma filial em S. J. del Rei,
 e zarpamos para Tiradentes percorrendo os 13 km que separam uma cidade da outra. 
      Chegamos, abastecemos o Cruzador com diesel, enchemos os reservatórios de água, e nos acomodamos no Tiradentes Camping - entrada da cidade ao lado do posto Esso. Lavamos roupa na máquina, comemos milho cozido e sentimos muiiiito frio! Tudo isso às margens do encontro de 2 rios que passam no Camping: Rio das Mortes e Rio do Elvas ( campingtiradentes.com ) .


      Quinta-feira, 17

     Acordamos às 09:30!!! Talvez tenha sido em função da agradável temperatura que a máguina de lavar deixou ao terminar o ciclo "secar". Ela exala um pouco de calor na casa! Deve ter contribuído para o nosso sono. 
     Enfim, conseguimos sair às 11:30 e seguimos para Bichinhos. No caminho, tirando algumas fotografias do começo da cidade, ploft !!!, apaguei TODAS as fotografias tiradas em São João del Rei. Lindas! - Fazer o quê?!? 
     Bichinho está a 4 km de Tiradentes, bem na Serra de São José. Além da fabricação e venda de artesanatos - tenho que dizer : maravilhosos!, a cidade tem atividade agropecuária. As montanhas e vales descortinam a exuberante vegetação. A vida em ali passa devagar. Pessoas nas janelas acenam quando você passa. Pessoas nas ruas e calçadas, te cumprimentam e perguntam "como você está" quando você passa. Pessoas te sorriem e páram para te fornecer uma informação. É a vida em Minas! É a natureza do mineiro!


A caminho de Bichinho, o Museu do Automóvel                                                    


pickup Willis 1970 do Exército Brasileiro                                                                 


Jeep Willis 1951                                                                                                    


Ruelas de Bichinho                                                                                                 





Lojas de artesanato e móveis de demolição                                                              




Jeronymo dormia enquanto eu "batia pernas"
                                                                                                 

     Ainda em Bichinho, tivemos a grande satisfação de almoçar no Restaurante Tempero da Ângela. Indicado por uma carioca que se mudou para cá há poucos anos. Acreditem, o Jeronymo não come alho nem cebola..., verdade!, e a dona Ângela providenciou um "banquete", feito na hora, exclusivamente para ele, sem tempero algum. E ainda conhecemos dois casais do Rio, muito simpáticos, tivemos todos boa sintonia.





dona Ângela e a cozinheira de Jeronymo., nós, Tina e Paulo e Ivana e André - os casais do Rio


no caminho de volta a Tiradentes, o pôr-do-sol                                                         


         De volta a Tiradentes, estacionamos na rodoviária e decidimos passar a noite ali. A cem metros do centro histórico, pertinho do "burburinho" e com segurança! Saimos para caminhar pelas incríveis ruelas desse pedaço da cidade tão cheio de histórias, tão cheio de energia. Tomamos uma canja de galinha, quentinha e saborosa. Tiradentes é um lugar imperdível! A cidade é mágica e os mineiros, acolhedores.


chegada na cidade ao entardecer.                                                                              


Igreja Matriz.                                                                                                           


Praça. Muito frio e clima bucólico                                                                              







    

Nenhum comentário:

Postar um comentário