terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mato Grosso e Rondônia

      Desculpem-nos pessoal, mas a Claro, claro, está nos dando a maior canseira! Onde tem 3G, funciona mais ou menos, onde não tem...fica "escuro". E olha que é a que mais tem cobertura nessa região! Não temos conseguido conexão, daí a dificuldade também em postar fotografias.       Hoje já é segunda-feira, estamos há uma semana longe de casa ( e coloca longe nisso...) e a saudade já está consideravelmente grande, imagine o restinho dos meses que nos faltam!
Vamos ao que interessa: o que fizemos nestes dias!



                                                26 de Setembro de 2009

      
       Sábado
      Amanhecemos em Primavera do Leste, uma cidade do Mato Grosso. Nossa estadia nos lugares tem sido rápida e o contato com o povo nativo, superficial, porém, podemos perceber algumas coisas. Por exemplo: Primavera do Leste é uma cidade limpa, suas ruas são bem projetadas, o trãnsito tranquilo e bem elaborado, pessoas simpáticas, grandes empresas, algumas de nome nacional. Áreas de lazer para a população em geral. Imaginem que "aquela minha caminhada", consegui fazer numa linda e arborizada praça voltada para exercícios físicos. Não só com pista para caminhada, mas também com vários aparelhos para musculação e alongamento. Isso é claro, às 05:00 da manhã. Primeiro porque somos cedeiros mesmo, e segundo porque aqui tem fuso horário, e é uma hora a menos do que na Bahia. Achamos que eram 6:00. Foi bom, assim demos uma adiantada na viagem.
      Mas o dia rendeu!
      Seguimos para a Chapada dos Guimarães, ou melhor, pensamos que estávamos indo pra lá, quando nos demos conta do erro da estrada, já havíamos percorrido 43 km, então voltamos. Pegamos a rodovia certa e lá fomos nós.
      Que lugar lindo! Lembra muito a nossa Chapada Diamantina. Um visual de tirar o fôlego. Tiramos foto no Centro Geodésico da América do Sul. Calma, nós também não sabíamos o que era. É simples: é o centro da América do Sul. E ele fica ali na Chapada. Uma pedrinha e nós nos sentimos o Centro De Tudo!
      Estacionamos o Cruzador embaixo de uma enorme árvore, bem ali, ao lado do Centro De Tudo e almoçamos "em casa"!
      Existe uma cidade que se chama Chapada dos Guimarães, que é considerada a "séde" do Parque, é pequena, porém aconchegante, e como era sábado, nos pareceu que toda a população de Cuiabá ( que é ao lado ), estava subindo a serra.
      E nós, descendo. Nossa intenção era passar por fora de Cuiabá, pelo Contorno, então ligamos o GPS, e foi a confusão. Ela nos mandava entrar por caminhos que eram, visivelmente perigosos, ou pelo menos, suspeitos. Daí apelamos para o "perguntômetro". A cada esquina e posto de combustível. Bem, essa perdida serviu para conhecermos um pouco da cidade, que é muito bonita.
      Seguimos com a intenção de dormir em Cáceres, mas começou anoitecer e resolvemos parar num posto 24 H perto da cidade. Já estávamos muito cansados.




                                                27 de Setembro de 2009


      Domingo!
      05:30, a essa hora já estávamos vestidos para malhar! Eu e Jeronymo! Saimos para caminhar pelo posto de combustível. Enquanto os caminhoneiros, uns se preparavam  para zarpar e outros tomavam seu café da manhã,  nós, dávamos voltas ao redor de toda a extensão do posto. Valeu à pena! E para nós não é nenhum sacrifício acordar cedo, portanto, vamos à malhação!
      Saimos de lá às 07:00, no hodômetro já marcavam 18.528 km. Estávamos a 100 km de Cáceres. Nossa intenção era atravessar a divisa com Rondônia. E conseguimos.
      Chegamos em Vilhena - Ro, às 16:30, andamos hoje 642 km. A viagem rende por causa das estradas que não tem curvas. São muito retas!
       Vilhena é muito parecida com Primavera do Leste: bonita, limpa, um comércio de dar inveja a qualquer cidade do interior da Bahia ( e olha que eu Amo a Bahia ), mas é verdade!  Um comércio digno de grande centro. Mas ela é o grande centro da região. Aqui planta-se muita soja, milho, algodão e tem uma grande área de pecuária, aliás, aqui tudo é muito grande, muito extenso. Interessante é sentar na avenida principal, parar para tomar sorvete bem no meio do burburinho da cidade e observar como a vida corre por aqui, a diferença das "tribos". Digo "tribos", porque Rondônia é formada por gente de todos os lugares do Brasil. E todos já se misturaram. É realmente interessante. Gostamos muito!



                                               28 de Setembro de 2009



       Segunda-feira
      Acordamos cedo na intenção de lavar o Cruzador, pois ele etá parecendo um porquinho ( por fora! ) e não O Cruzador lindo!  O  frentista de ontem à noite nos informou que o lavador abriria às 6:00, então acordamos às 5:30.  Mas ele se enganou ( ... ), o lavador só abriria às 8:00. Não pudemos esperar. Foi melhor, porque pegamos uma chuva daquelas. Parece que aqui quando chove, CHOVE MESMO!
      Saimos de Vilhena e passamos por Ji-Paraná para conhecermos o irmão da Izete, nossa amiga de Salvador, dona do Subidor. O casal Carlos e Iva, que nos recebeu como se recebe os amigos antigos, aqueles do coração. Não poderia ser diferente, vindo da parte de Izete e Pompilio, dois queridos amigos. Obrigada !
     Uma das coisas mais gratificantes  de se fazer uma viagem, são as pessoas que se vai encontrando e conhecendo à beira do caminho. Às vezes pessoas que farão parte da sua vida dali em diante, outras vezes, pessoas que talvez você nunca mais verá, mas que te transmitem uma energia boa, uma sensação de amizade. Foi o que aconteceu em relaçao ao Carlos e a Iva e também em uma parada para lanche, onde conhecemos as donas do "Pé de Serra", muito simpáticas e atenciosas, nos desejaram muita proteçao Divina. Amém!!!
      Não conseguimos chegar a Porto Velho, paramos em Itapoã do Oeste e por sorte aqui tem Claro!
      Até aqui, hodômetro com 19.773 km.


   




                                                          Pôr do Sol na estrada




                                         

Um comentário:

  1. Meus "corações" estradeiros, impossivel descrever a emoção de ler o "diário de bordo" de vcs...
    Saudades imensas!!!!!

    Beijosssssss AMOOOOOOOOOO vcsssss

    ResponderExcluir